Oh Darling | Bolo de banana invertido
15952
single,single-post,postid-15952,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-6.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.4.4,vc_responsive

Bolo de banana invertido

bolo de banana imagem destacada

26 abr Bolo de banana invertido

Oi, queridos! Tudo bem?

Desde criança, minha fruta preferida é banana. Tem fruta mais democrática e acessível que essa? Doce de banana, tapioca com banana e canela, vitamina de banana, banana no iogurte, bolinho de chuva com banana… são tantas opções boas para consumir essa fruta!

Mas a minha preferida é, definitivamente, no bolo. Bolo de banana tem cheiro de infância! Sempre esteve presente nas reuniões familiares de domingo e combina com preguiça do final do dia e risadas gostosas!

Testei há pouco tempo essa versão da Dani Noce, do site I could kill for dessert, e ficou simplesmente sensacional, então resolvi que esta seria a primeira foto-receita do nosso blog. Fiz num domingo chuvoso em que somente eu, o Pedro e meu irmão estávamos em casa, por isso fiz uma versão menor do bolo e foi exatamente do tamanho da nossa vontade. Se quiser duplicar ou triplicar, não tem problema! Só não se esqueça de colocar em uma forma maior, tudo bem?

chuva

Esse bolo é chamado de invertido, pois a calda e as bananas são colocadas na forma antes da massa e somente depois de desenformar é que elas ficam por cima da massa do bolo. Apesar de parecer que não vai dar certo, vai na fé que você conseguirá desenformar o bolo sim!

Bolo de banana invertido

Rendimento: 1 forma com 15 cm de diâmetro

Fonte: I could kill for dessert, com adaptações

Ingredientes

- 360 g (2 xícaras) de açúcar refinado

- 3 bananas (usei banana-prata)

- Canela em pó à gosto

- 60 g de claras (aproximadamente as claras de 2 ovos)

- 100 g (1/2 tablete) de manteiga sem sal em textura cremosa (textura de “pomada”)

- 50 g de gemas (aproximadamente as gemas de 2 a 3 ovos)

- 180 g (1 1/2 xícara) de farinha de trigo

- 5 g (1/2 col de sopa) de fermento em pó

- 180 ml de leite integral morno

Modo de preparo

1 – Pré-aqueça o seu forno a 180ºC.

2 – Organize todos os ingredientes, devidamente pesados, e os utensílios que irá usar para esta receita. Este processo se chama mise en place e consiste em “pôr em ordem” tudo o que será necessário para realizar sua receita. Isso auxilia e muito a preparação de qualquer receita, sendo ela salgada ou doce, em uma cozinha profissional ou não, pois evita que você fique feito uma barata tonta procurando os ingredientes na hora do preparo, principalmente se você não estiver acostumado a fazer a receita. Imagina precisar de fermento e, depois de já ter misturado tudo, perceber que não tem esse ingrediente tão importante? O mise en place ajuda também a já deixar os ingredientes em temperatura ambiente, principalmente os ovos e a manteiga.

 

bolo de banana logo

 

3 – Caramelize uma das xícaras de açúcar. Basta colocar em uma panela, em fogo médio, e ir mexendo devagar. No meio do processo, o açúcar vai ficar bem empedrado, grudando na espátula, mas continue mexendo devagar que, aos poucos, ele se transformará em uma linda calda cor âmbar. Depois de pronto, coloque esta calda em uma forma de 15 cm de diâmetro. Não é necessário untar a forma. Faça isso com muito cuidado, pois a calda estará muito quente!

 

bolo de banana 2

 

4 – Corte as bananas em 3 fatias e distribua dentro da forma, por cima da calda de açúcar. Ao colocar as fatias de banana, você perceberá que a calda já estará mais durinha, mas não se preocupe , é assim mesmo! Ela ficará líquida de novo quando for para o forno.

bananas

 

5 – Para ficar ainda melhor, polvilhe canela sobre as bananas. No meu caso, coloquei uma boa quantidade, pois sou completamente apaixonada por canela. Reserve a forma e vamos para a massa!

 

bolo de banana 6

 

6 – Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve em outro recipiente.

 

bolo de banana 7

 

7 – Também na batedeira, bata as gemas com a outra xícara de açúcar até que a mistura fique volumosa e pálida.

 

bolo de banana 8

 

8 – Adicione a manteiga à esta mistura e bata até que fique tudo homogêneo.

9 – Em um recipiente, peneire a farinha e o fermento juntos.

bolo de banana 9

 

10 – Em uma panela pequena, amorne o leite.

11 – Deixe a batedeira para lá e, à mão, vá adicionando a mistura de farinha com fermento à massa, intercalando com o leite em três partes, sem bater a massa. Mexa de baixo para cima, como se estivesse “dobrando” a massa, sempre com muita delicadeza. Se você simplesmente bater tudo, sem cuidado nenhum, vai acabar desenvolvendo o glúten da farinha e o resultado será uma massa dura, densa e embatumada e não é isso que queremos, não é?

12 – Adicione as claras em neve à massa e mexa novamente, também com delicadeza.

13 – Distribua a massa na forma por cima das bananas e leve para assar por cerca de 1 hora.

bolo de banana 10

 

14 – Para ter certeza que a massa está pronta, use a técnica do palito de dente. Se ele sair limpo, sua massa estará pronta para sair do forno. Não abra o forno antes de 40 minutos para não correr o risco de solar a massa. Com bastante cuidado para não se queimar, desenforme o bolo ainda quente.

15 – Ficou um pouco de calda grudada na forma? É fácil, basta colocar a forma no fogo e mexer com uma espátula até que ela fique líquida novamente. Depois, é só jogar por cima do bolo. Espere ele esfriar um pouco e estará pronto para ser servido com um café quentinho.

 

bolo de banana 11

 

bolo de banana 12

 

bolo de banana 13

 

 

E vocês? Qual fruta mais gostam? E como preferem comê-la?

Beijo grande e um lindo domingo!

Comentários

Enviar Comentário